Encerrou neste domingo a competição Sul-Americano 2021, realizado na cidade de Joinville/SC.
A competição contou com a presença de seis países, sendo a terceira competição realizado no país, desde o início da pandemia. O evento iniciou no dia 28 de dezembro com a competição por Equipes, onde o Brasil sagrou-se campeão na categoria juvenil. As disputas individuais iniciaram no dia 01 de dezembro, do mesmo modo a competição Por Equipes Adulto, onde o Brasil também foi campeão.
Seis atletas da ASBAGDI se classificaram para a competição individual, sendo duas atletas do adulto, Lorena Vieira e Monaliza Feitosa, e quatro da sub 19, Emanuelle Rocha, Fernando Vieira Junior, Isabelle Oliveira e Paulo Feitosa.
Com a pandemia, os atletas Fernando, Emanuelle e Paulo passaram pela sub19 praticamente sem disputar competições, assim esta edição foi sua última como juvenis.
A equipe teve uma preparação abaixo da média por conta da pandemia, falta de estrutura e incentivo, mas nada disso impediu que se entregassem em quadra na busca por medalhas. Tiveram alguns tropeços pelo caminho, mas chegaram às finais.
Do mesmo modo, as atletas do adulto. Lorena vem retornando aos poucos às competições, visto que passou por cirurgia no joelho, no fim de 2020. Já Monaliza busca conciliar trabalho, curso e treinos para seguir na modalidade.
Neste domingo, os atletas disputaram quatro finais e saíram com ouro em uma delas. Isabelle Oliveira e Emanuelle Rocha fizeram final contra outra dupla piauiense e levaram a melhor, sagrando-se campeãs sul-americanas.
Lorena e Monaliza foram bronze na DF Principal e Lorena levou bronze também na SF Principal.
Resultados:
SUB 19
DF – Isabelle Oliveira e Emanuelle Rocha – Ouro
SM – Fernando Vieira Junior – Prata
DM – Fernando Vieira Junior e Paulo Feitosa – Prata
DX – Isabelle Oliviera e Paulo Feitosa – Prata
ADULTO
SF– Lorena Vieira – Bronze
DF – Lorena Vieira e Monaliza Feitosa – Bronze
A equipe retorna para Teresina na noite deste domingo.
Os planos para 2022 são de renovação da parceria com a Secretaria Municipal de Educação – PMT, retomada dos treinos no horário adequado, renovação das escolinhas e estruturação do local de treino, desde pintura das quadras e conserto da iluminação.