O Gimme – Grupo de Estudo de Imunometabolismo do Músculo Esquelético e Exercício – que acompanhou os atletas da ASBAGDI desde 09 de janeiro de 2019 até o fim do ano, com uma série de testes e estudos científicos para acompanhar o desenvolvimento dos atletas, apresentou no último sábado, 18.01, os resultados deste acompanhamento.
O Professor Dr. Fabrício Rossi e o Estudante de Educação Física, Antônio Valdeci Junior, estiveram presentes na Escola Municipal Parque Itararé para apresentar os resultados obtidos com o acompanhamento que teve desde testes físicos e de laboratório a testes de coletas sanguíneas que possibilitaram uma avaliação dos jogadores de badminton do projeto Badminton na Escola para que diante dos resultados seja traçado melhorias no atual treinamento dando uma luz não só aos treinadores quanto aos atletas que puderam visualizar seus resultados individuais, por meio de relatório do que foi avaliado durante três momentos do ano de 2019, para que fosse mais fidedigno os resultados, sem falar que em momentos importantes: pré- temporada, meio da temporada e fim da temporada, durante competição alvo, possibilitando uma avaliação que permitiu visualizar o desempenho.
No geral, os atletas iniciaram o ano com a pré-temporada, tiveram uma evolução muito significativa no desempenho e manteram até o fim do ano, apesar de que algumas variáveis tiveram declínio, algo natural, já que se aproximava o fim da temporada.
Os resultados colhidos foram juntados a outros resultados de equipes da cidade para ter um universo maior e validar o estudo para produzir artigo específico para jogadores de badminton, enriquecendo a literatura brasileira e a evolução dos jogadores da modalidade no país.
A parceria foi uma das melhores obtidas em 2019 e tem tudo para ter continuidade em 2020 permitindo ao esporte que a ciência colabore com resultados muito melhores para os atletas.