O Grupo de Imunometabolismo do Músculo Esquelético e Exercício (GIMMEE) da UFPI que vem avaliando, desde 2019, o rendimento dos atletas da ASBAGDI – Projeto Badminton na Escola em parceria com a SEMEC, com testes físicos, monitoramento do sono e testes bioquímicos, realizará durante este período de Pandemia, o acompanhamento dos atletas para averiguar os efeitos do isolamento social na sua rotina.
O GIMMEE esteve nesta quarta-feira, 24.06, com um grupo de dez atletas da Associação para dar instruções e colocar os aparelhos de acelerômetro nos atletas que foram divididos em grupos para evitar aglomeração e utilizando proteção de uso de máscaras e álcool em gel.
O objetivo, segundo Professor Dr. Fabricio Rossi, é avaliar como este período de pandemia está afetando a rotina dos atletas em termos do nível de atividade física e qualidade do sono. Isto porque, os atletas tinham uma rotina de treinos de intensidade moderada à alta que foi diminuída drasticamente. Mesmo que estes estejam realizando alguma atividade física, não é a mesma coisa da rotina que estavam habituados a realizarem. O acompanhamento avaliará como os atletas estão vivenciando o isolamento social e os impactos na sua vida de atleta, já que foram diminuida a rotina do cotidiano e de exercícios moderados, ficando mais em casa, o que pode impactar na qualidade do sono, pois acabam indo dormir mais tarde e mesmo dormir durante o dia.
O acelerômetro permite esse acompanhamento do nível de atividade física e do sono, o que será comparado com o mesmo período de 2019, onde estes estavam em treinamento intenso para competições importantes, mostrando como estavam na sua rotina regular de treino e como estão agora, além da importância da atividade física na qualidade de vida dos mesmos.