Na XXIII edição do Campeonato do Pan Americano Júnior de Badminton cerca de dezoito países estão presentes, uma novidade é a primeira participação do Panamá.
O evento realizado na Guatemala começou no dia 20 de julho com a disputa do campeonato por Equipes que se encerrou dia 22 com o Brasil na 2ª colocação, atrás somente dos Estados Unidos e em terceiro lugar o México. Os jogos individuais iniciaram dia 23 e vão até 27 de julho.
O Brasil este ano veio com a menor equipe, somente vinte e cinco atletas, desfalcado pela falta de incentivo e patrocínio.
A equipe da Associação de Badminton do Grande Dirceu voltou a participar de um dos mais importantes eventos esportivos para a categoria de jovens, pois reúne os melhores atletas das Américas. Tudo por conta do apoio e incentivo ao esporte com cunho educativo, que visa por meio de um projeto social da modalidade badminton o desenvolvimento do ensino-aprendizagem de crianças e jovens da Escola Municipal Parque Itararé e comunidade.
A abertura dos jogos aconteceu logo após as finais do campeonato por equipes com apresentação local da Guarda Nacional e Grupo de Dança estilo Brasileiro.
Nesta quarta-feira, 23/07, iniciaram as disputas dos jogos individuais. Os atletas Allan Gomes, Lorena Vieira, Andresa Araújo e Isabelle Oliveira estão inscritos nas disputas de todas as modalidades em suas respectivas categorias, em algumas delas ao lado de estrangeiros.
Os primeiros resultados da quarta-feira não foram os melhores: Andresa Araújo sf sub 13 foi eliminada pela mexicana Jesica Jazmin Bautista, Allan Sousa sm sub 17 pelo Peruano Diego Mini e Isabelle Oliveira sf sub11 foi eliminada pela cabeça de chave número 1, a americana Jolie Wang. A única vitória do dia foi da dupla mista Lorena Vieira e Allan Gomes que venceu a dupla do Panamá.
As rodadas desta quinta-feira iniciamos com a derrota de Lorena Vieira na simples sub 15 para a peruana Valéria Wong por 2X0. E na dupla mista sub 17 Allan Gomes e Lorena Vieira também perderam para uma dupla do México: Oscar e Milena Martinez. Andressa Araújo jogando ao lado do Guatemalteco Rodrigo Ramirez foi eliminada pela dupla dos Estados Unidos. Isabelle Oliveira e Bruno Alonso não lograram êxito e foram eliminados também pelo México.
A única vitória do dia veio com a dupla formada por Lorena e Jeisiane Alves na SF17 que bateram as Salvadorenhas Fatima Fuentes e Katherine Guznan.
As expectativas para esta sexta-feira são as quartas de final que as duplas femininas Andresa Araújo e Vitória Brunetti, Isabelle e Sofia Alonso e Lorena Vieira e Jeisiane Alves irão disputar em busca da semifinal.