A II Edição do Campeonato Brasileiro Escolar de Badminton aconteceu neste fim de semana, entre os dias 11 e 12 de setembro. Seis Estados participaram do evento: Piauí, Pernambuco, Sergipe, Maranhão, Tocantins e Distrito Federal. Os atletas disputaram duas modalidades de vagas: Escolar (por equipe) e Seleção (Individual).
Os atletas participantes do Projeto Badminton na Escola que estudam em diferentes escolas da região do Grande Dirceu e mesmo moradores da comunidade participaram do Campeonato: uma equipe representou a Escola Municipal Parque Itararé e os demais foram para a disputa individual.
Com disputas que atraiaram a atenção de muitos que participavam pela primeira vez, os atletas brigaram e garantiram cinco vagas no individual – seleção: Lorena Vieira, Jonatas Carvalho, Allan Gomes, Deljames Rego e Jorge Alcântara. Eles irão representar o Brasil no Mundial Escolar que acontecerá em Malta, país situado na Europa, no final de março de 2016.
Para o técnico Fernando Vieira “É uma conquista que todos sempre almejam, representar o Brasil, mas somos conscientes da nossa realidade e que temos muito a melhorar no badminton, além da necessidade de maior incentivo aos atletas por parte da CBBd, pois a grande maioria dos atletas não tem apoio e nenhum incentivo, mesmo tendo potencial. Nosso projeto mesmo, não é visto e nem reconhecido pela CBBd”. Declara Fernando Vieira – Técnico da ASBAGDI.
O Projeto Badminton na Escola é uma parceria entre a SEMEC e ASBAGDI e é realizado na Escola Municipal Parque Itararé atendendo alunos da escola, alunos egressos e comunidade e tem cunho educativo objetivando a melhoria do processo ensino-aprendizagem por meio do esporte. Sem falar do grande impacto social.