Na última quarta-feira, 09/01, os coordenadores do projeto badminton na escola realizado pela ASBAGDI, Ana Cristina Silva e Fernando Vieira, estiveram na Universidade Federal do Piauí a convite do Professor Dr. Fabrício Rossi e do Estudante de Educação Física Antônio Valdeci Junior para apresentação da proposta de acompanhamento dos atletas que tem se destacado no cenário do badminton por meio do GIMME (Grupo de Estudo de Imunometabolismo do Músculo Esquelético e Exercício).
O GIMME é coordenado pelo Professor Dr. Fabricio Rossi do Departamento de Educação Física da UFPI que chega com a proposta de realizar uma pesquisa com os atletas da ASBAGDI, participantes do projeto badminton na escola, durante o ano de 2019. O objetivo é dar suporte científico por meio de avaliação da aptidão física, composição corporal, análises bioquímicas, além da verificação do nível de atividade física e avaliação da qualidade do sono pelo método de Acelerometria.
Este acompanhamento será realizado com um aparelho chamado acelerômetro, que capta uma maior diversidade de movimentos, podendo distinguir também período de utilização, frequência, duração e até mesmo intensidade da atividade física. Cada atleta usará o acelerômetro durante sete dias e fornecerá as informações necessárias que serão juntadas com as coletadas pelas demais avaliações e que darão suporte ao trabalho de treinamento realizado atualmente pela ASBAGDI. É a ciência e Esporte caminhando juntos em busca de melhores resultados.
Nesta quinta-feira, os pesquisadores estiveram presentes no ginásio da Escola Municipal Parque Itararé para apresentar aos atletas, que já iniciaram a pré-temporada 2019, as informações do trabalho a ser realizado.
Segundo o professor Fabrício Rossi, farão parte da pesquisa 15 atletas com idade entre 14 e 19 anos, que serão avaliados no início, meio e fim da temporada. As avaliações iniciais darão informações importantes da condição geral do atleta, onde o técnico montará o programa de treino com as informações colhidas e terá um mapa de cada atleta, sabendo o que deve ser melhorado para cada um deles.
Para os coordenadores do projeto este será um grande aliado para 2019:
“Vamos aproveitar ao máximo a chegada de uma parceria tão importante e que sem dúvida alguma muda nossas ações para melhor e garante um melhor desempenho dos atletas”. Avalia Fernando Vieira – Técnico da ASBAGDI.